-
Arquitetos: DT Design, Foster + Partners
- Ano: 2024
-
Fotografias:Weerapon Singnoi, Foster + Partners
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira fase do empreendimento Six Senses Residences The Forestias, desenvolvido pela MQDC, uma empresa baseada na Tailândia, foi concluída. Seguindo os princípios-chave do plano diretor do The Forestias, as luxuosas vilas são inspiradas na arquitetura tradicional tailandesa para oferecer os mais altos níveis de sustentabilidade, bem-estar e conexão com a natureza. O empreendimento será atendido pelo hotel Six Senses The Forestias, localizado nas proximidades, e foi projetado para alinhar-se à sua abordagem pioneira em bem-estar, experiências elaboradas e cuidado com as comunidades locais e o meio ambiente.
Sunphol Sorakul, parceiro da Foster + Partners, afirmou: "As Six Senses Residences The Forestias são um refúgio verde privado. Elas oferecem uma experiência de vida incomparável – com acesso aos melhores serviços e comodidades para promover o bem-estar físico e mental – ao mesmo tempo em que proporciona um forte senso de comunidade. Cada vila foi projetada para otimizar as vistas das espetaculares paisagens naturais, com ênfase em materiais de qualidade e espaços de estar altamente flexíveis que funcionam para toda a unidade familiar."
Os espaços são elevados para enquadrar as vistas do entorno, melhorar a ventilação natural e criar espaço para estacionamento e instalações abaixo. O primeiro nível das vilas contém ambientes de jantar e estar de última geração, além do "quarto dos avós" e um pátio sombreado onde a família pode se reunir no coração da casa. Uma piscina infinita privativa no terraço dos fundos parece se fundir com a lagoa no centro do empreendimento, enquanto os terraços posteriores das grandes residências se conectam com a floresta, criando uma transição perfeita entre o interior e o exterior. O nível acima oferece quartos adicionais e generosos terraços sombreados para socialização, relaxamento ou prática de ioga.
O design respirável é impulsionado por um sistema interno de persianas deslizantes, o qual permite que o ar circule pela vila e oferece máxima flexibilidade para os moradores. Os espaços de estar podem ser abertos, para criar áreas comuns maiores, ou fechados para gerar mais privacidade. A fachada é cuidadosamente projetada para equilibrar as vistas do entorno e a privacidade dos moradores.
Telas de madeira no primeiro nível são feitas de bambu de origem regional, com elementos de alumínio e revestimento de pedra acima. Essas telas proporcionam sombreamento e filtram suavemente a luz nos espaços, ao mesmo tempo em que criam uma estética elegante que reflete a cultura local e mantém um senso de isolamento. Um grande telhado de alumínio ondulado – com um forro de madeira – inspira-se em formas naturais, melhora a drenagem da água e apresenta painéis fotovoltaicos que fornecem energia para a casa. Os moradores terão acesso a seu próprio clube, com um centro de saúde privativo e uma grande piscina infinita que se conecta à lagoa. A estrutura de madeira em grelha livre cria um espaço de eventos flexível que pode acomodar uma variedade de atividades diferentes.